Espaço:1999 – Space:1999 – S01E01 – Fugir (Breakaway) – Legenda PTBR

Avatar admin | janeiro 22, 2021

Space: 1999 é um programa de televisão de ficção científica que teve duas séries de 1975 a 1977. No episódio de abertura, ambientado no ano de 1999, o lixo nuclear armazenado no outro lado da Lua explode, tirando a Lua de sua órbita e enviando-a, assim como os 311 habitantes de Moonbase Alpha, lançando-se incontrolavelmente para o espaço. Espaço: 1999 foi a última produção em parceria de Gerry e Sylvia Anderson e foi a série mais cara produzida para a televisão britânica até então. A primeira série foi co-produzida pela ITC Entertainment e pela emissora italiana RAI, enquanto a segunda série foi produzida exclusivamente pela ITC.

Enredo

Foram produzidas duas séries do programa, cada uma com 24 episódios. A produção da primeira série foi de abril de 1973 a fevereiro de 1975; a produção da segunda série foi de janeiro de 1976 a dezembro de 1976.

A premissa de Space: 1999 centra-se na situação difícil dos habitantes de Moonbase Alpha, um centro de pesquisa científica na Lua. A humanidade tem armazenado seus resíduos nucleares em vastos locais de eliminação no outro lado da Lua, mas quando uma forma desconhecida de radiação magnética é detectada, os resíduos acumulados atingem a massa crítica e causam uma explosão termonuclear maciça em 13 de setembro de 1999. A força de a explosão impulsiona a Lua como um enorme foguete impulsionador, lançando-o para fora da órbita da Terra e no espaço profundo a uma velocidade colossal, encalhando assim o pessoal 311 estacionado em Alpha. A Lua em fuga, com efeito, se torna a “espaçonave” na qual os protagonistas viajam, em busca de um novo lar. Não muito depois de deixar o Sistema Solar da Terra, a Lua errante passa por um buraco negro e, mais tarde, por um par de “dobras espaciais” que a empurram ainda mais para dentro do universo. Durante sua jornada interestelar, os Alphans encontram uma série de civilizações alienígenas, sociedades distópicas e fenômenos alucinantes antes não vistos pela humanidade. Vários episódios da primeira série sugeriram que a jornada da Lua foi influenciada (e talvez iniciada) por uma “força desconhecida misteriosa”, que estava guiando os Alphans em direção a um destino final. A segunda série usou gráficos mais simples orientados para a ação.

A primeira série de Space: 1999 usou uma introdução “teaser”, às vezes chamada de “gancho” ou “abertura fria”. Isso foi seguido por uma sequência de título que conseguiu transmitir prestígio para suas duas estrelas principais, Landau e Bain (ambos anunciados como ‘estrelando’) e dar ao público cerca de trinta e mais cenas rápidas do episódio seguinte. A segunda série eliminou essa montagem.

Elenco

As principais estrelas de Space: 1999 foram os atores americanos Martin Landau e Barbara Bain, que eram casados ​​na época e haviam aparecido juntos em Mission: Impossible. Para atrair o mercado de televisão americano e vender a série para uma das principais redes dos EUA, Landau e Bain foram escalados por insistência de Lew Grade contra as objeções de Sylvia Anderson, que queria atores britânicos. Também aparecendo como membros regulares do elenco estavam o ator britânico Barry Morse (como Professor Victor Bergman na primeira série) e Catherine Schell, nascida na Hungria e criada nos Estados Unidos (como a alienígena Maya na segunda temporada). Antes de assumir o papel de Maya durante a segunda série, Catherine Schell estrelou como um personagem diferente no episódio do Ano Um “Guardian of Piri”. O programa também trouxe o ator australiano Nick Tate à atenção do público. Roy Dotrice apareceu no primeiro episódio como Comissário Simmonds e no final do episódio parecia que ele seria um personagem regular; no segundo episódio (transmitido), o personagem desapareceu, reaparecendo no meio da primeira temporada no episódio “Earthbound”, sua única outra aparição na série (em que o personagem é permanentemente apagado, já que está implícito que morrerá devido à asfixia dentro de uma nave alienígena).

Ao longo de suas duas séries, o programa contou com as participações de Christopher Lee, Margaret Leighton, Roy Dotrice, Joan Collins, Jeremy Kemp, Peter Cushing, Judy Geeson, Julian Glover, Ian McShane, Leo McKern, Billie Whitelaw, Richard Johnson, Patrick Troughton, Peter Bowles, Sarah Douglas, David Prowse, Isla Blair, Stuart Damon e Brian Blessed. (Blair, Damon e Blessed cada um apareceu em dois episódios retratando personagens diferentes.) O ator inglês Nicholas Young (que interpretou John na versão original de The Tomorrow People) apareceu em um episódio do segundo ano, “The Bringers of Wonder “. Várias estrelas convidadas apareceram nos filmes de Star Wars, incluindo Cushing, Glover, Lee, Blessed, Prowse, Michael Culver, Michael Sheard, Richard LeParmentier, Shane Rimmer, Angus MacInnes, Drewe Henley, Jack Klaff e Jack McKenzie.

Todos os direitos pertencem aos criadores (All rights belong to the creators)

WIKI: https://en.wikipedia.org/wiki/Space: _1999

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0072564/


Written by admin